segunda-feira, 26 de maio de 2008

15 de Março


Último dia da visita de estudo. Estava tudo com vontade de ficar! Almoçámos em Valladolid, Espanha. Chegámos a Coimbra por volta das 19.30h.
Foi a melhor visita de estudo da nossa vida e aquela de que nos vamos recordar para sempre.

14 de Março


Acordámos cedo para podermos aproveitar o dia em Paris, capital da França. Era o nosso último dia ‘a sério’ para visitarmos. De manhã, visitámos a Torre Eiffel. Era para irmos ao último andar, mas como estava em obras só pudemos ir até ao segundo, o que já era muito bom! Também era muito alto. Estivemos cerca de 30 minutos em cima da Torre Eiffel a apreciar as vistas e a tirar muitas fotos para depois pudermos mostrar à família e amigos. Passeámos também pelo La Defense. Fomos à Notre-Dame. É uma Catedral muito linda.
Despedimo-nos de Paris e viajámos até Bayonne, parando pelo caminho, em Bordéus, para jantar.
Dormimos no Hotel de Bayonne.

13 de Março


Visita à Antuérpia, Bélgica. Almoçámos na Praça Grande. Achámos muito bonita a Catedral.
Estamos de volta. Mas o passeio ainda não acabou! Despedimo-nos da Holanda e fomos para Brugge, na Bélgica. Brugge também é lindíssima! O que nós mais gostámos foi das lojas de chocolate e das paisagens!
Continuámos a viagem e Paris esperava-nos!
Chegámos a Paris e o motorista levou-nos a passear pelas ruas da ‘Cidade da Luz’! Jantámos e fomos dar um passeio no famoso barco Bateux-Mouche.
No fim do passeio, fomos para o hotel onde tínhamos ficado na segunda noite
.

12 de Março


Passámos o dia em Amesterdão. Também gostámos muito desta cidade, a capital da Holanda. Mas é uma cidade estranha, pelo menos para nós. Pois lá, a canábis e prostituição são legais. Fomos à Red Street Line (rua vermelha), onde ficam as ‘lojas’ com ‘meninas’ nas montras. Amesterdão assustou-me um bocado porque não estamos habituados a estes tipos de costumes e culturas. Passeámos de barco à volta da cidade e de seguida fomos jantar.
Depois de jantarmos, fomos passear por algumas ruas e comprar coisas para a família, e o que me surpreendeu é que em todas as lojas se podia comprar rebuçados ou chupas de canábis sem qualquer problema!
Outra coisa que se via em muitos sítios (nos caixotes do lixo, no chão, nas t-shirts à venda, etc) era um símbolo - XXX, que ninguém sabia o que significava. Mas depois, eu e a Raquel reparámos num boné que estava à venda e cada ‘X’ correspondia a três palavras: drogas, álcool e prostitutas. É este o símbolo de Amesterdão.
Depois de tanto passearmos, regressámos a Breda, ao hotel.

11 de Março


Acordámos, arranjámo-nos e saímos do hotel sem malas (pois ainda íamos ficar mais duas noites neste hotel).
Visitámos Haia. Uma cidade muito bonita, onde as casas eram todas iguais, com lagos à volta e muitas bicicletas sempre a circularem. Uma cidade muito diferente do que estamos habituados a ver. Almoçámos no Mc Donald’s.
À tarde visitámos o parque Madurodam. Representa a Holanda em miniatura. Gostámos mesmo muito! Mas começou a chover e tivemos que ir para o autocarro. Visitámos Roterdão, onde mais tarde jantámos.
Regressámos ao hotel.

10 de Março


Acordámos às 7.30h, Depois de um banho, vestimo-nos e arrumámos as malas. Tomámos o pequeno-almoço e seguimos viagem!
Bélgica espera por nós!
Passeámos muito por Bruxelas: Heysel Parque, Atomium e Palácio Real. Também visitámos o famoso Maneken-pis (fonte dum menino pequeno a ‘fazer xixi’).
As professoras deixaram-nos andar à vontade por umas ruas para podermos comprar recordações e chocolates. Os chocolates da Bélgica se não são os melhores do mundo, são os melhores que já provámos!
Seguimos viagem para Breda, onde ficámos alojados no Hotel Premiere Classe Breda.

9 de Março


Despertar às 7.30h.
Tomámos o pequeno-almoço e saímos do hotel com as malas. Continuámos a viagem até pararmos em Bordéus, onde almoçámos. Depois de almoço visitámos a cidade. Continuámos a viagem até pararmos para jantar numa estação de serviço em Blois.
Já era de noite quando chegámos a Paris, França. Visitámos um pouco aquela cidade cheia de luz e de seguida fomos para o hotel. Chegámos ao hotel e fomos dormir.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

8 de Março



Tivemos que acordar cedo, mas por uma boa razão! Iniciávamos a nossa Viagem de Finalistas a vários países da Europa: Espanha, França, Bélgica e Holanda.
As turmas 9ºB e 9ºH encontram-se junto do Hotel Meliá.
A viagem está a correr bem, mas agora temos que parar para almoçar em Vilar Formoso, na fronteira de Portugal e Espanha. À tarde chegámos a Salamanca e fomos visitar a Universidade e a Catedral.
A viagem continua. Jantámos num restaurante nos Baixos Pirinéus e depois fomos para o Hotel em Bayonne – França.

Visita de Estudo a Holanda


A turma do 9ºH e 9ºB realizaram uma visita de finalistas durante 8 dias a Espanha, França, Bélgica e Holanda.
Foi simplesmente a melhor viagem de sempre.
Para mostrar o que fizemos em cada dia e como passámos o tempo, o nosso grupo, o A, de Área de Projecto vai fazer um pequeno diário e vau publicá-lo para mostrar o quão maravilhoso foi o tempo que passámos.

Joana Romano, Constança Amaral, Raquel Oliveira e Raul Gonçalves

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Holocausto


Exactamente, como foi previsto há cerca de 60 anos!
É uma questão de História, lembrar que, quando o Supremo Comandante das Forças Aliadas, General Dwight D. Eisenhower, encontrou as vítimas dos campos de concentração, ordenou que fosse feito o maior número possível de fotos, e fez com que os alemães das cidades vizinhas fossem guiados até àqueles campos e, até mesmo, enterrassem os mortos.

E explicou assim os motivos: "Que se tenha o máximo de documentação: façam-se filmes, gravem testemunhos, porque, em algum momento, ao longo da história, algum bastardo se erguerá e dirá que isto nunca aconteceu."

"Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam". (Edmund Burke).

Relembrando: Esta semana, o Reino Unido retirou o Holocausto dos seus currículos escolares porque entendeu que 'ofendia'(?) a população muçulmana que afirma que o Holocausto nunca aconteceu...

Este é um presságio assustador sobre o medo que está a atingir o mundo, e o quão facilmente, os países se deixam levar. Já passaram mais de 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial!...


Esta notícia deverá ser divulgada em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos, e 1900 padres católicos que foram assassinados, massacrados, violentados, queimados , mortos pela fome e humilhados, enquanto Alemanha e a Rússia olhavam noutras direcções.


Agora, mais do que nunca, com o Irão, entre outros, sustentando que "o Holocausto é um mito", torna-se imperioso fazer com que o mundo jamais se esqueça deste crime tão hediondo!

Importa dar a conhecer esta notícia por milhões de pessoas em todo o mundo.

Divulgue-a!!!

Paris, Cidade Luz



Visitemos a Torre Eiffel, as pontes sobre o rio Sena, a Catedral de Notre-Dame, o Museu de Louvre, Mausoléu de Napoleão,o Panteão, o Arco de Triunfo, o Centro Pompidou, entre outros monumentos que, certamente, irão registar em imagens e em textos.

Salamanca, Cidade Monumental



Visite algumas ruas, jardins, palácios, a Casa das Conchas, a Catedral, a vetusta Universidade, a Plaza Mayor e outras peças arquitectónicas desta cidade.
Com a exploração desta cidade, iniciamos a preparação da visita de estudo que os alunos desta turma e da turma B realizarão na última semana do segundo período.
Nas aulas da Área de Projecto, estes alunos, em grupos de 2, projectaram e estão a produzir folhetos "turísticos" destinados a fornecer alguma informação, sobre os monumentos históricos, museus e outros tipos de edifícios, aos restantes colegas e professores que se deslocarão a várias cidades europeias.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Países de todo Mundo

Aprende, cantando, os nomes de todos os Países!

Mãos à obra!... É tão fácil!!!

Renovar a espécie humana



Preservar o meio-ambiente, ser saudável no Mundo actual, semear a PAZ: eis a nossa missão!

Missão Possível - Grupo D


Realizado por João Gonçalo Pardal, n.º 10,coadjuvado por
Leandro Filipe da Costa Maria, n.º 12 e
Emanuel dos Santos Matos, n.º 7

Missão Possível - Grupo C



Realizado por Gerso Fernandes, n.º 8, coadjuvado
por Eduardo Dias Casimiro, nº 6 e Rodrigo Leite Freitas, nº 19

Trabalho Individual - Missão Possível


Realizado por Ana Filipa Lourenço, nº 2

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Beba moderadamente, pague honradamente e saia amigavelmente.






"Mãe… Fiz o que me pediste!
Fui a uma festa e lembrei-me do que me disseste. Pediste-me para não beber álcool… Então, bebi uma Sprite.
Senti orgulho de mim mesma e do modo como me disseste que me sentiria e que não deveria beber e conduzir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram, fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi o mais correcto.
Quando a festa finalmente acabou e o pessoal começou a conduzir sem condições, eu fui para o meu carro na certeza de que iria para casa em paz…
Mas eu nunca poderia saber o que me esperava.
Agora estou deitada na rua e ouvi o polícia dizer: - O rapaz que causou este acidente estava bêbado.
Mãe, a voz parecia-me tão distante… o meu sangue está escorrido por todos os lados e eu estou a tentar com todas as minhas forças não chorar.
Posso ouvir os paramédicos dizerem: - A rapariga vai morrer! – Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, ele decidiu beber e conduzir e agora eu vou morrer! Então porque as pessoas fazem isto, mãe, sabendo que isto vai arruinar vidas?
A dor está-me a cortar como uma centena de facas afiadas. Diz à minha irmã para não ficar assustada.
Mãe, diz ao papá que ele seja forte e quando eu partir, escreva “Menina do Pai” na minha sepultura.
Alguém deveria ter dito àquele rapaz que é errado beber e conduzir. Talvez, se os seus pais lho tivessem dito, eu ainda estivesse viva, ao pé de vocês.
A minha respiração está a ficar mais fraca, estou realmente a ficar com medo… Estes são os meus momentos finais e sinto-me tão desesperada…
Eu gostava tanto que me pudesses abraçar mãe, agora, enquanto estou esticada aqui a morrer, gostava de poder dizer que te amo, mãe!
Então… Amo-te e… Adeus! "

Estas palavras foram escritas por um jornalista que presenciou o acidente.

A jovem, enquanto agonizava, ia-as pronunciando e ele foi-as anotando.
Posteriormente, este repórter iniciou uma campanha contra o álcool nas estradas e contra este tão elevado número de mortes, percorrendo todo o Mundo.
Contribua também para que diminuam as mortes nas estradas!

"Se conduzir, não beba!"

Constança Amaral, nº14,

e Beatriz Albano, nº4 (9ºH)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Missão Possível - Grupo B


Realizado pela Maria Inês Baganha Gouveia, n.º 15

coadjuvada por Dalila Isabel Guimarães Seabra, n.º 5